Grupos de Pesquisa Permanente

MOvE – Movimentos, Ocupações e Estado

Coordenadora: Nashieli Cecília Rangel Loera (Departamento de Antropologia IFCH-Unicamp)

Este grupo de pesquisa teve início em agosto de 2010, como parte do Projeto de Pesquisa “Formas de Acampamento”, financiado pela FAPESP. O grupo agrega estudantes em Ciências Sociais, pósgraduação da UNESP e da UNICAMP e pesquisadores colaboradores de outras universidades (UFGD, Universidade de Buenos Aires e Universidade de Ottawa) dedicados ao estudo de formas e linguagens de demanda social coletiva contemporâneas como acampamentos sem-terra, acampamentos indígenas, manifestações, piquetes, cortes de ruta, marchas ou outras formas de mobilização coletiva e sua relação com o Estado. O grupo mantém reuniões quinzenais de discussão onde se debate textos, projetos, resultados de trabalho de campo.